coringa

sábado, 1 de janeiro de 2011

Anos 70 sobre rodinhas

Um estilo de música extremamente dançavel e popular, é acombinação do tempo do Jazz acelerado com  uma forte e intermitente batida de Rock, quase sempre utilizando instrumentos latinos de percussão. Inicialmente ouvido em casas noturnas, chamadas discotecas. A Música Disco (também conhecida em inglês disco music ou em francês discothèque) é um gênero de música de dança cuja popularidade atingiu o pico em meados da década de 1970. Teve suas raízes nos clubes de dança voltados para negros, latino-americanos, gays e apreciadores de música psicodélica, além de outras comunidades na cidade de Nova York e Filadélfia durante os anos 1970. A música disco foi um movimento de liberdade de expressão, liderado pelos gays, negros e latinos heterossexuais contra a dominância do rock e desvalorização da muscica dance da contracultura durante este período. Mulheres abraçaram bem o estilo, sendo consideradas “divas”, vários grupos também foram populares na época.
Até no Brasil o estilo deixou sua marca, com a novela Dancin' Days, da Rede Globo de Televisão (em 1978) e o efêmero sucesso do grupo As Frenéticas.

Rita Lee, que chegou a ter canções gravadas pelas Frenéticas, também gravou canções no estilo.
No mesmo ano, Tim Maia acompanhado pela Banda Black Rio lançou o álbum Tim Maia Disco Club, fortemente inspirado no gênero.
Gilberto Gil, grava em 1979, a canção disco Realce do albúm homônimo, uma possível ode a cocaína.
A Rádio Cidade do Rio de Janeiro (102,9 FM), possuia um programa chamado "Cidade Disco Club" comandado por Ivan Romero.


radiouol disco SOM e BRILHO
www.100anosdemusica.com.br/anos70.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário